FLAIZA,GENILSON E NANDA

FLAIZA,GENILSON E NANDA

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

PARA CRIANÇAS QUE CHORAM NA ESCOLA.

As causas do choro podem ser várias, adaptação ao ambiente é uma coisa passageira, mas o distanciamento da mãe ou da pessoas que cuidam é muito mais difícil,é preciso que a professora saiba o que fazer neste momento para que o primeiro dia de aula, data importante na vida da criança, não seja lembrada apenas como o "dia do choro".
Mas os pais podem ir preparando a criança, levando-a até a escola onde pretende matricular a criança de vez em quando e ficando lá com ela por algum tempo, principalmente um pouco antes do recreio e permanecer durante o recreio e fazer com que sua filha brinque com as outras crianças. Fale da escola pra ela em casa, das vantagens que a escola oferece, faça-a desejar estar lá e principalmente deixe-a segura de que você irá buscá-la depois, pois uma da causas do choro é exatamente o medo de nunca mais voltar a ver os pais.
Muitos pais chegam até mesmo a levar as crianças a conhecerem várias escolas e depois as próprias crianças escolhe qual é a escolinha que mais lhes agrada. A idéia de que os filhos devem estar à frente de todas as escolhas pode ser um indício de falta de imposição de limites por parte de alguns pais, que pensam que essa liberdade é saudável. “Deixar uma criança escolher, nessa faixa etária (pré-escola), algo tão importante é totalmente inadequado”, alertam alguns psicanalistas infantil. E como os pais devem enfrentar a tensão dos filhos no primeiro dia de aula? Para a maioria dos psicanalistas, a escolha correta da escolinha é essencial para minimizar os problemas desse dia tão importante na vida de uma criança. O comportamento dos pais influencia muito a reação da criança ao primeiro dia de aula. Para que o pequeno aluno não fique inseguro ao colocar os pés no novo ambiente, os pais devem transmitir a segurança de que aquilo é o melhor para ele.
é muito importante que os pais procurem ter contato e obtenham confiança na professora que cuidará de seus filhos, porque ela “assume uma função materna”. A passagem do ambiente familiar para o social é difícil e problemas com a adaptação da criança à nova realidade são naturais, é natural que eles apresentem problemas no início”, mas com amor tudo é superado sem maiores problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário